Visitas: 101481
Usuários Online: 1
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), instituiu uma nova equipe multidisciplinar especializada, no âmbito da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A iniciativa tem como objetivo reforçar o enfrentamento a graves violações de direitos, como o tráfico de pessoas e o trabalho análogo à escravidão, além de promover ações voltadas à migração segura no estado.
Vinculada à Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, a equipe reúne profissionais de diferentes áreas, que atuarão de forma integrada, técnica e sensível às especificidades dos territórios. Entre suas principais atribuições estão: o atendimento, acolhimento e encaminhamento de denúncias; o apoio técnico às comissões; a articulação da rede de proteção; o monitoramento de dados e mapeamento de situações de risco; além da orientação e promoção dos direitos das pessoas migrantes.
A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, ressaltou a importância da iniciativa e o compromisso da gestão estadual: “A implementação dessa equipe multidisciplinar reafirma o compromisso da governadora Raquel Lyra com uma política pública sólida, intersetorial e centrada na proteção dos direitos humanos. Estamos fortalecendo as ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento às diversas formas de violência, com uma atuação sensível, territorializada e voltada para as pessoas que mais precisam.”
A secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade, também destacou o impacto do reforço da equipe:
"Com esse formato de equipe multidisciplinar, ampliamos a capacidade de atuação direta nos territórios, fortalecendo o enfrentamento às violações de direitos, garantindo presença efetiva do Estado no enfrentamento às incidência de violações de Direitos.”
A população pode denunciar situações de violação de direitos por meio dos canais abaixo:
? Disque 100
? Ouvidoria SJDH: (81) 3182-7607
? Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Análogo à Escravidão:
netp.sedh@sjdh.pe.gov.br
? Migração Segura:
cepmigra.sedh@sjdh.pe.gov.br